imagem: rogério pinto

13.4.09

Aproximações: Caligrafia árabe e Jackson Pollock


Jackson Pollock, nas palavras de Barnett Newman tem uma “vontade ritualista”, e toda gestualidade de sua pintura – action painting – está carregada de uma mitologia pessoal e o desejo de um corpo a corpo com a pintura, de um ato de entrega total, um gesto que em si é a própria pintura e que, enfim, nos deixa um resultado visual lírico, monumental e por que não dizer, decorativo. Ou seja, não há o que ler na pintura de Pollock, não há nenhum símbolo, nenhuma narrativa, sua pintura é anti-dramática e anti-reflexiva. Porém, contemplativa e transcendente. As palavras do próprio artista nos ajudarão a compreender essa idéia: “Quando estou em minha pintura, não tenho consciência do que estou fazendo”.

Talvez aí resida a aproximação da pintura de Pollock com a arte da caligrafia árabe. Se o pintor trabalha com linhas e cores para conquistar o espaço da tela, os calígrafos escrevem/desenham com cores e linhas para conquistar, em sua intenção, o que há de contemplativo e transcendente nas palavras e versos sagrados do Alcorão. Há uma ação que quer atingir os sentidos do sensível pelo simbólico, seja através das palavras que significam (no caso do calígrafos) e são linhas para o ornamento, ou nas linhas e pinceladas, e cores (no caso dos pintores) onde se pode ler o não-dito, o símbolo sem o verbo da linguagem escrita. Também podemos perceber na caligrafia uma gestualidade e um lirismo decorativo e ornamental até, muitas vezes, perder-se a narrativa, e dizer o indizível. Necessidade interior de contemplar e transcender, tanto na caligrafia árabe quanto na pintura de ação de Pollock.

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